Sobre Nós – Conheça a Nossa História

A Associação Montepio Artístico Tavirense – Associação de Socorros Mútuos, fundada a 20 de dezembro de 1857 e com sede em Tavira, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos e de utilidade pública.
Missão

Identidade e Missão

A nossa Missão passa por reforçar e desenvolver o Movimento Mutualista, promovendo o Associativismo e conquistando espaços de intervenção social, em prol das Mutualidades e dos seus Associados.

Através da quotização dos seus associados, a associação prossegue, no interesse destes e das suas famílias, fins de auxílio recíproco, concedendo assistência médica e medicamentosa de acordo com o respetivo regulamento.

O Montepio Artístico Tavirense dispõe de acordos de cooperação com diversas clínicas, instituições e hospitais privados, reforçando a sua missão na área da saúde e proteção social.
Solidariedade
Inclusão Social
Igualdade e Direito à Saúde
Objectivos

Renovação e Crescimento

Os objetivos primários da União das Mutualidades Portuguesas são a promoção da defesa, inovação, cultura e práticas do Movimento Mutualista.

Devemos assegurar o desenvolvimento e representação das Mutualidades Portuguesas no território nacional e internacional, expandir a acção das Associadas a novas áreas, bem como unificar e divulgar a Rede Mutualista na sociedade.
Transparência
Inovação e Renovação
Cidadania e Protecção Social
Acção Social e Solidariedade

Movimento Mutualista

O Mutualismo é um sistema privado de proteção social que visa o auxílio mútuo dos seus membros.
É uma forma de organização económica em que os associados são parte ativa na definição da sua auto proteção social, assente numa solidariedade responsável, pois ao juntarem-se a outros para “mutualizarem” os riscos que afetam a estabilidade dos seus rendimentos, repartindo os custos de forma equitativa e participando na organização de regimes complementares e previdência, beneficiam do efeito de dimensão e de solidariedade.


As Associações Mutualistas têm sabido complementar e colmatar as falhas e limitações dos sistemas públicos de proteção social e das respostas das entidades privadas com fins lucrativos, e encontram-se empenhadas no desenvolvimento de novas soluções adequadas às necessidades dos cidadãos e das famílias.

A Nossa História

O Monte-Pio Artístico Tavirense, Associação de Socorros Mútuos é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), sem fins lucrativos e de utilidade pública.

Foi fundada a 20 de Dezembro de 1857, por 6 ou 7 artífices(pedreiros, carpinteiros, canteiros, sapateiros, ferreiros, etc), que não se sabendo ao certo os seus nomes, se reuniram na igreja de S. António em Tavira e combinaram juntar os seus esforços e pedir ajuda a alheiros para poderem sobreviver e fazer face às dificuldades da vida, visto viverem de um precário ordenado o qual mal chegava para comer quanto mais para enfrentar doenças que apareciam nessa época.

Assim, foi criada a Associação de Socorros Mútuos que se instalou no ínicio em casa de habitação do Sr. Presidente, o sócio José Gomes Xavier de Matos, conservando-se ai durante 13 anos.
Em 13 de julho de 1940, foi publicado no Diário do Governo, a substituição dos seus Estatutos em vigor desde 1893.
Durante estes anos todos, houve várias alterações nos Estatutos, sendo a última Alteração Global dos mesmos existentes, publicada no Diário da Répubica, nº28 II Série de 28 de Dezembro de 2006.
Nos termos do Artigo 1, do código das Associações Mutialistas aprovado pelo Decreto Lei n.º72/90 de 3 de março, o Monte-Pio Artístico Tavirense, com sede em Tavira, foi considerado Instituição de Solidariedade Social registada em 26 de outubro de 1982, à inscrição n.º 58/82 a folha 101, 102 e verso, livro um(1) das Associações de Socorros Mútuos. Esta Associação é considerada de Utilidade Pública, ao abrigo do art.º 16 do Código das Associações Mutualistas.

Desde essa data até ao ano de 2005, houve pouco interesse da parte das várias direcções, que por aqui passaram, em divulgar a Associação, tendo estado um pouco parada no tempo.
No ano de 2006, com a eleição e entrada de novos Corpos Directivos, deu-se então uma mudança radical: abrimos as portas a mais associados, realizámos várias obras como a remodelação da Farmácia Monte-Pio e criação de Gabinetes de Apoio Médicos para associados e não-associados na «Casa da Matilde», onde hoje é a nossa sede, fizemos acordos de cooperação com diversas clínicas médicas pelo Algarve e a mais recente foi a Comemoração do 150º Aniversário da Associação ( 20 de Dezembro).

A associação não tem muitas verbas e os apoios não são muitos, o que dificulta um pouco o avanço da mesma, a quotização é de 2€/mês e em contrapartida os associados beneficiam, segundo os nossos estatutos, de assistência médica e medicamentosa, entre outras mais.
Esta Direção alimenta um sonho, desde sempre que é construir um centro Ocupacional para a Terceira Idade, e esperamos que como o tempo e a boa vontade de todos, este sonho se possa realizar em breve.

A Presidente Ana Maria Ferro
0
Ano de Inauguração
Mais de 160 anos de história, dedicados à proteção da saúde, apoio mútuo e solidariedade social.
0
Serviços de
Saúde Prestados
Desde serviços de farmácia, até todo o tipo de consultas de bem-estar e Família com +10 Especialidades.
Galeria de Fotos

Galeria da Monte-Pio
Artístico Tavirense

Conheça a galeria de fotos das nossas instalações.
Farmácia Monte-Pio, Clínica Monte-Pio e Germano de Sousa

Precisa de Ajuda ou Esclarecimento?

Fale connosco através nos nossos canais disponíveis. Envie-nos mensagem por e-mail, contacto telefónico ou WhatsApp. Estamos aqui para o ajudar!